Home
11 3857-0355
vendas1@camtec.com.br

Sugestão de ligação de termoresistências PT-100

SUGESTÃO DE LIGAÇÃO DE TERMORESISTÊNCIAS PT-100

A forma ideal de fazer uma ligação para termoresistências PT-100, é a de quatro fios pois desta forma resolveremos o problema das correções do valor de resistência e das variações de temperaturas ambientes nos cabos de ligação. Porém esta forma de se fazer ligações de PT-100, não é possível pois os aparelhos de medição e controle não possuem entrada 4 fios, para resolver este problema foi encontrada a solução de fazer a ligação a 3 fios, (como mostra a figura abaixo). Para esta montagem é feita uma soldagem de dois fios em um fio de ligação do bulbo sensor.


Ligação a 3 (três ) fios simples:

Este é o método mais utilizado para as termoresistências na indústria. Neste tipo de ligação a configuração elétrica é um pouco diferente, pois a alimentação fica mais próxima o possível do sensor, permitindo que a esta , passe para a outra conexão da ponte, balanceando o circuito, pois na ligação a 2 fios as resistências de linha estavam em série com o sensor e na ligação a 3 fios elas estão separadas.
Caso a ligação tenha os mesmos valores ou seja, os fios forem do mesmo tipo, comprimento e diâmetro e estiverem na mesma temperatura, terão o mesmo valor de resistência.
No caso de ligação a 3 fios o terceiro condutor atua como condutor de compensação , não tendo influência nos cálculos da medição da resistência.

 

Ligação a 3 (três ) fios:

Ligado a um aparelho de forma correta , a ligação a 3 fios elimina o efeito da resistência dos fios de ligação e os efeitos da variação de temperatura sobre a leitura ,desde que os três condutores sejam do mesmo comprimento e na mesma bitola.

 

Ligação a 2 fios:

Este tipo de ligação pode ser usado com relativa precisão até uma distância do sensor ao aparelho que depende do comprimento, diâmetro e material do fio de ligação. Conforme ilustra a relação abaixo.

 

Relação bitola dos condutores X distância máxima p/ termoresistência lig. a dois fios
Diâmetro
Distância máxima
awg
mm
metros
14
1,63
18,1
16
1,29
11,4
18
1,02
7,2
20
0,81
3,0
22
0,64
1,9
24
0,51
1,8
26
0,40
1,1

 

  

Ligação a 4 (quatro ) fios:

A fonte fornece corrente estabilizada e conhecida através da termoresistência “R “ e a tensão gerada é medida com um voltímetro de alta impedância ou com um potenciômetro, desta forma a resistência dos condutores exerce um efeito desprezível sobre a medição. Esta forma de medição a 4 fios é mais utilizada em laboratórios e sendo sutilizado como sensores padrões.


Voltar