Home
11 3857-0355
vendas1@camtec.com.br

Fundição -> Metais não ferrosos

FUNDIÇÃO

  • Fundição : O processo de fundição é definido como o conjunto de atividades requeridas para dar forma aos materiais por meio de fusão, conseqüente liquefação e seu escoamento ou vazamento para moldes adequados e posterior solidificação.
Os métodos são muito antigos, sua importância é fundamental para o crescimento tecnológico desde os primórdios da humanidade. Seu aperfeiçoamento é contínuo, partindo desde pequenas peças fundidas artesanalmente às técnicas de siderurgia.

- Metais não-ferrosos : Consiste em metais que NÃO contenham FERRO em suas composições como elemento principal, tais como : cobre e suas ligas, bronze e latão, alumínio, zinco, magnésio, estanho e chumbo
Podemos dividir os não-ferrosos em dois tipos em função da densidade:
Metais pesados – (r > 5kg/dm3), cobre, estanho, zinco, chumbo, platina, etc
Metais leves –      (r < 5kg/dm 3)  alumínio, magnésio, titânio, etc.
 

 

 

- Ferrosos : Desde sua descoberta, os metais ferrosos tornaram-se de grande importância na construção mecânica.
Os metais ferrosos mais importantes são:
      · aço - material tenaz, de excelentes propriedades e de fácil trabalho, pode também ser forjado.
      · ferro fundido(FoFo) - material amplamente empregado na construção mecânica; pode substituir o aço em diversas aplicações, muitas vezes com grande vantagem, embora não possua resistência. Como esses materiais são fáceis de serem trabalhados, com eles é construída a maior parte de máquinas, ferramentas, estruturas,  bem como instalações que necessitam materiais de grande resistência.