Home
11 3857-0355
vendas1@camtec.com.br

Motores Elétricos & Trafos > Dados técnicos

DETETOR DE TEMPERATURA PARA PROTEÇÃO DO ENROLAMENTO DE ESTATOR DE MOTOR E GERADOR COM ESTOJO DE PROTEÇÃO
 
Este tipo de detetor de temperatura ( RTD ou PT-100 ) é instalado na ranhura do estator de motores e geradores para monitorar a elevação de temperatura e evitar um aquecimento excessivo que danifique a isolação da máquina.
O RTD é embutido dentro de um estojo de proteção de material isolante de forma que a bobina do estator se acondicione uniformemente ao longo da ranhura. Este método também permite que se instale o RTD em qualquer altura do estator.
O National Electric Manufactures Association (NEMA) reconhece os RTD para estator como um padrão de proteção para motor e gerador .
 
Diferentemente de dispositivos liga/ desliga , os RTD prestam contínuo monitoramento da temperatura e com isto pode-se ao longo do tempo fazer uma avaliação dos dados obtidos e desta forma quando houver uma elevação de temperatura fora do regime continuo da máquina pode-se tomar providencias antes que qualquer alarme aconteça.
 
Os elementos sensíveis do RTD estão ao longo do seu comprimento proporcionando uma leitura média da temperatura do estator. Isto elimina o problema de pontos quentes passarem desapercebidos na máquina.
O elemento sensível é fabricado de forma a não ter erros nas medições quando sujeitos a fortes campos eletromagnéticos, normalmente existentes em máquinas elétricas rotativas.
 
Como os RTD são instalados nas ranhuras do enrolamento do estator , os cabos de ligação acabam por percorrer caminhos enormes dentro da máquina até a caixa de ligação e portanto também estão sujeitos a estes campos eletromagnéticos que podem interferir no sinal dos cabos. Para eliminarmos este problema disponibilizamos cabos com blindagem para ligação do RTD a caixa de ligação.
 
Os RTD fabricados pela Camtec satisfazem as especificações do ANSI C50.10-1990, requisitos gerais para motores síncronos.
RTD duplo para o enrolamento do estator proporcionam proteção extra para motores e geradores. O segundo elemento pode ser utilizado para monitorar a temperatura perto da máquina enquanto que o outro é utilizado na sala de controle.
A Camtec fabrica modelos personalizados para muitas aplicações.
 
Como temos controle de todas as etapas da produção desde o elemento sensor até o produto acabado, temos capacidades diversas.
 
Exemplos de opções especiais que podemos fabricar:
- Elementos termopares
- Elementos termistores ( PTC/ NTC )
- Revestimentos eletricamente condutivos
- Cabos especiais